Seja bem-vindo

A proposta é descrever o que penso, sem o compromisso de fazer pensar como eu penso. É também um questionar de algumas situações que me cercam, me alegram, me incomodam, enfim, me descontroem e me constroem a cada dia. Pensar sem medo de fazer um auto-flagelo de idéias que devem ser maltratadas a ponto de serem expurgadas, se preciso for. Pensar e repensar no que creio e no que deixo de crer.

Se eu conseguir pensar sobre o que penso e de alguma forma multiplicar o que penso, seja para que outros pensem parecido, ou para que outros pensem exatamente o contrário do que penso, me fazendo repensar, ficarei satisfeito.

(no começo, eram reflexões sobre as aulas de Teologia no Centro Universitário Bennet)

31.10.04

Filosofia - Diferenças entre Filosofia, Teologia e Ciência

Antes de existir qualquer conhecimento, seja em forma de ciência ou de qualquer outra expressão de conhecimento, existia a Filosofia. Nesse sentido, ela é a origem de toda ciência, mas não é ciência. Isto não subtrai dela suas principais características: Conceituação de idéias, raciocínio lógico, capacidade analítica e crítica. A filosofia se preocupa com os fundamentos e princípios, já ciência se ocupa com os objetos empíricos. A Filosofia não tem objetos determinados e qualquer tema pode ser objetos da reflexão filosófica. Quanto eu penso em Biologia, por exemplo, eu determino, delimito seu objeto à vida e ao estudo dela. A Filosofia está em busca da verdade, mas não uma verdade que pode ser provada, como no caso da ciência, que observa, prova e demonstra a verdade proposta. Não uma verdade, como a verdade Teológica que é revelada, mas não é provada. Quando busca a verdade a Filosofia não está preocupada em encontrá-la, mas em argumentar e fundamentar essa busca, mesmo que a verdade não seja encontrada. Filosofia é um conhecimento com fundamentos e reflexões, nas que não tem objetos e não tem a verdade. Ciência é um conhecimento que tem objetos e os põe a prova para demonstrar, através da experimentação a verdade do objeto em si. Teologia é um conhecimento que tem reflexões, mas o objeto é a experiência da fé, e a verdade não é provada, e sim revelada.

Nenhum comentário: