Seja bem-vindo

A proposta é descrever o que penso, sem o compromisso de fazer pensar como eu penso. É também um questionar de algumas situações que me cercam, me alegram, me incomodam, enfim, me descontroem e me constroem a cada dia. Pensar sem medo de fazer um auto-flagelo de idéias que devem ser maltratadas a ponto de serem expurgadas, se preciso for. Pensar e repensar no que creio e no que deixo de crer.

Se eu conseguir pensar sobre o que penso e de alguma forma multiplicar o que penso, seja para que outros pensem parecido, ou para que outros pensem exatamente o contrário do que penso, me fazendo repensar, ficarei satisfeito.

(no começo, eram reflexões sobre as aulas de Teologia no Centro Universitário Bennet)

12.11.05

Lojinha Gospel (ou Loja dos Horrores)

Depois de uma pequena olhada nas esquisitices da igreja moderna, resolvi montar minha lojinha gospel. Abaixo segue minha lista de produtos com uma breve descrição.

Berrante gospel – Mais conhecido como Shofar, mas, como eu dou valor ao que é brasileiro, prefiro de chamar pelo nome que nossos boiadeiros chamam. O berrante gospel é feito de chifres de carneiro e serve para invocar a presença do espírito santo (com letra minúscula mesmo). Vou confidenciar aqui um segredo. O meu será feito aqui no Brasil mesmo, mas para ter um status mais santo, vou alardear que esse é feito lá em Israel por uma família de levitas que ainda existe por lá. Pensei em mandar os levitas daqui fazerem isso, mas os levitas brasileiros só sabem cantar.

Óleo ungido do Monte das Oliveiras – Esse não é um óleo qualquer. Embora seja produzido com a soja que é plantada no Brasil, vou fazer todo mundo acreditar que é do monte das oliveiras. Mas espera um pouco.... Mas se vou dizer que é do Monte das Oliveiras não pode ser óleo. Já sei! O nome será Azeite ungido do Monte das Oliveiras. Com ele você poderá ungir sapatos, retratos, roupas íntimas, carteira de trabalho, muros dos bairros, etc...

Anel efatá – Não é assim que se escreve no hebraico, mas se eu escrever ephatah, como é transliterado do hebraico, talvez alguém pense que não sei escrever direito. Com esse anel todas as portas fechadas se abrirão. Com ele no seu dedo, você diz a palavrinha mágica: “abracadabra”, quer dizer, "efatá" e as portas serão abertas. Sempre bom ter um no dedo caso você perca as chaves da casa ou do carro. Eles serão feito de latão, porque é mais baratinho, mas direi que é de um latão retirado numa mina perto do monte Sinai, pois assim terá mais credibilidade. Com certeza esse anel abrirá muitas portas financeira, principalmente as minhas.

Cajado de Moisés - Bem menor que o cajado original, mas com poderes ainda maiores. A primeira remessa foi feita de metal, mas já vi que foi um erro. Metal dura muito, daí ninguém compra mais. A próxima será feita de cristal, pois além de mais caro, corre o risco de quebrar e aumentarão os meus lucros. Com esse cajado você vai poder abrir os mares que surgirem na sua frente. Mas tome cuidado! Os mares que esse cajado abre não são aqueles com água salgada. Se alguém morrer tentando atravessar a praia de Copacabana a culpa não será da minha lojinha. A pedido da minha esposa que nasceu no nordeste do Brasil, concentrarei minhas vendas por lá, pois sempre que faltar água, basta ferir alguma pedra com ele e ter muita fé. Se a água não brotar da rocha, a culpa é sua que não teve fé. Uma coisa é certa: esse cajado vai encher a minha piscina de água.

Bandeira Jeová Nissi – É uma bandeirinha pequena com uma frase de efeito no meio. Ainda está em fase de produção. Estou pensando em escrever a seguinte frase: “Eu decreto a minha vitória”. Toda vez que você estiver diante dum problema, é só você agitar a bandeirinha que sua vitória será garantida. Ela só não funciona contra o bicho papão.

Arca do Conserto – A original era escrita com C, mas a minha é com S por dois motivos. Primeiro a original já está ultrapassada mesmo, pois Jesus Cristo inaugurou uma nova época na história da revelação de Deus para o homem. Segundo, concerto está ligado a apresentação de música e sempre que essa arca for evocada, nos cultos ou em casa, deverá ser feita com muito louvor, de preferência, aqueles mantras gospel repetitivos. Com essa arca você vai poder trazer sempre a glória de Deus para perto, onde quer que você esteja. Mas de novo eu digo, se a glória de Deus não chegar, a culpa é sua que não teve fé.

Manual dos caçadores – Este livro ensinará a você como caçar deus. Depois de caçá-lo, você aprenderá como aprisioná-lo, mas isso será ensinado no segundo volume da série. Se eu mostrar tudo no primeiro, perde a graça (e o lucro também). Depois de prender deus você poderá fazer dele o que quiser. Pode decretar, exigir o que é seu por direito e outras coisas mais. Ah! Esqueci de falar. O nome deus está escrito assim em minúscula pois é só esse deus que você vai conseguir caçar depois de ler o meu livro. Estão dizendo por aí que quem caça Deus é por que ainda não foi alcançado pela graça, mas eu não me preocupo com isso.

Estou pensando em outros produtos para comercializar na minha lojinha. Por enquanto você pode fazer seus pedidos escrevendo para: Loja dos horrores – Rua da soberba Religiosa, 66, Bairro dos perdidos que não foram achados, Cidade dos Prazeres (os meus é claro).

... Fim do anúncio da lojinha ...

Voltando pra minha realidade, só posso pensar: Seria cômico, se não fosse trágico, mas essa é a realidade de algumas “igrejas”. Vende-se de tudo em nome de Deus, criando uma atmosfera mística onde o povo é levado a gastar o seu dinheiro com aquilo que não é pão e dentro do lugar que deveria ensinar o contrário disso. Há ainda uma infinidade de “produtos” que são comercializados por aí. Pior que esses, que se pode tocar, são aqueles que estão na esfera das idéias.

Tenho saudades de Jesus entrando no templo e derrubando as bancas dos mercadores. Nós, como igreja, somos os representantes de Jesus na terra. Derrubar a banca dos vendedores modernos é nosso dever.

19 comentários:

Cris Thebas disse...

Otima matéria, muita criativa e retrata a pura relaidade de nossas igrejas.
Olha, quanto ao anel Efatá eu comprei sabe, mas porque achei bonitinho mesmo...nada de supertição gospel, valeu !!!
Tõ fora de todos os cajados, bandeiras etc... que enfiam goela abaixo desse povo carente de misericórdia, aliás, de ler a Palavra de Jesus...Orai irmãos, orai !!!

wallace disse...

Caramba está muito maneiro o seu blogger!!!! Fui

Geilson disse...

Paz, Ronildo,

Quanto custa o "azeite ungido do Monte das Oliveiras"?! Quero receber a UNÇÃO de levita-de-fogo, mas o "trabalho", para dar certo, somente com o tal azeite (risos).

Seus textos estão cada vez melhores...

A instituição evangélica se esqueceu de suas origens, dos ideais reformadores, protestantes. Ao invés, voltou ao escambo de bênçãos celestes, às indulgências; à veneração de relíquias sagradas; à vida desregrada e promíscua do clero e, por conseqüência, do laicato.

Condenam a "adoração de imagens" no catolicismo, a veneração a Virgem. E, no entanto, se prostituem quando entregam a alma para Mamon, tornam-se um com ele. Naquele Dia, Mamon será lançado no lago-de-fogo-e-enxofre, assim como seus amantes...

Determinante ao sucesso da Reforma foi Lutero haver traduzido e publicado a Escritura para o alemão, língua de seu povo. Hoje, há inúmeras traduções da Escritura em português e a nossa gente perece, não por falta de conhecimento, mas por preguiça de ler; porque na profecia do varão-de-fogo, deus afirma que o anjo-mordomo está com uma bandeja de prata diante do ouvinte, e sobre a bandeja um rolo de ouro, e dentro do rolo está escrito "casa-própria", ou "carro-zero", ou "promoção"... os que se dizem cristãos não valorizaram mais a leitura e estudo da Escritura - afinal, qual a finalidade da Escritura se deus fala diretamente ao indivíduo por meio de um vaso?!

Há cerca de uma semana, confesso, senti-me ofendido quando um amigo me chamou de evangélico:"Evangélico, NÃO!", exclamei "Protestante!". Depois eu mesmo fiquei assustado com minha reação, não obstante, queira permanecer congregando em uma igreja dita evangélica. O fato é: ainda tenho esperança, contudo, pois creio que assim como você há outros anunciando o Evangelho de Jesus.

Enquanto o Reino não se estabelece, roguemos ao Pai:"venha, Senhor, o teu Reino".

Um abraço,

Geilson

weverson' disse...

e ai ronilson....td bem, seu blog tah muito show....continue assim, sempre postando.....coisas boas, coisas ki edifikem o nome do senhor.,....

Gilmara Nunes disse...

Ahuhauahuaha
Vcs aceitam cartão de crédito??? rsss
Show de bola seu blog!

Hernan disse...

Ronildo, parabéns pelo blog!
Tomei a liberdade de "copiar" este texto e divulgá-lo no grupo de que participo no Yahoo! (com os devidos créditos).

Em Cristo

Anônimo disse...

Que texto magnífico!
Faltou só duas coisas muito podersosas e que não podem faltar mais em igreja nenhuma: a bandeira de Israel e aquelo castiçal famoso dos judeus (acho que se chama Menorah)

Lauro Riker disse...

Lindo o texto.
Lindo, lindo.

Elyzin disse...

Eiii.. vc eskeceu as camisas AMEM do André Valadão.. por um mundo de roupas mais PURAS IAEUOHAOEIUhea EH BRINCADEIRA VIU!

Luciano Brantes disse...

Nossa... é lamentavel... a igreja evangélica virou um hospicio... o ultimo lucido que sair apague a luz

Oziel Alves disse...

Ronildo,
[ Muitos Aplausos! ]
Teu site é espetacular. Gostei da maneira como você escreve, gostei da tua irônia inteligente, não é todo mundo que tem este "belo" feeling. Parabéns, mesmo!
Tomo a liberdade de utilizar um texto seu em meu blog, com seus devidos direitos autorais, e também de adicionar o seu blog na minha lista de Blogs que recomendo.
Se puder adicionar o meu a sua lista, eu ficaria muito grato também.
Que Deus o abençoe.
Att.
Oziel Alves

Anônimo disse...

e de estremesser cada tipo de ideias, entretanto a palavra de Deus e incondicional quando se fala no respeito a "TEMOR"

Anônimo disse...

cara, sou evangelica e tenho muito orgulho disso,
se voce não le a biblia intaum não tente dizer que entende alguma coisa,
e não se esqueça tbm que a blasfemia é o unico pecado que não tem perdão na bíblia,
intaum toma muito cuidado pra não ser voce o proprio acusador da sua sentença diante de Deus.
A paz do Senhor pra voce...

Ronildo Brites disse...

Não sei se a evangelica aí de cima vai ler o blog de novo. Caso leia, segue minha resposta aqui mesmo já que a dita pessoa não teve coragem de se identificar.

Também tenho muito orgulho de ser evangélico. O meu artigo não fala nada contra evangélicos. Fala sobre o movimento superticioso gospel que se alastra nas igrejas. Se você conseguir me mostrar um dos evangelista vendendo bugingangas gospel ou fazendo boacumba, eu apago o artigo.

Sobre a questão da blasfêmia, acho que você precisa estudar um pouco mais a respeito. Aproveite para estudar sobre julgamento também.

A Paz do Senhor.

Anônimo disse...

muito estranho, voce ser um evangelico, e ter coragem de criticar seus proprios irmãos, tem muita gente que não é evangelico que le isso, e que talvez se tem dificuldade em se converter, vendo o proprio irmão falando assim dos outros "irmãos", deve ficar bem mais dificl,
mas não julgo o que voce acha,
so nao acho certo voce querer expor isso pros outros,
pq se isso for do espirito santo e voce tiver dizendo que não é, isso é blasfemia, intaum para dizer algo é bom que se tenha muita certeza......

elinéias fabricio disse...

Muito interessante seu blog meu amigo. Infelizmente a pureza da palavra se afasta cada dia mais das nossas igrejas. Então aparecem essas bugigangas para "acrescentar a fé" dos fiéis.

Isso tudo não passa de um "catolicismo reformado", como diria uma amiga minha.
Parece forte demais essa declaração, mas é a mais pura verdade. É só analizar bem. Substituímos os "santinhos" por anéis, arcas, cajados.......

No meio de tudo isso louvo a Deus por essa geração que se levanta com a verdade, afim de, recusar toda essa religiosidade disfarçada de verdade.

A Paz a todos!

Anônimo disse...

Dalva




OI... A PAZ!
POSSO COPIAR, PARA POSTAR?
MUITO CRIATIVO, ORIGINAL...

Anônimo disse...

Detalhe... a palavrinha "abracadabra" a qual você se refere é na verdade o nome de um demônio...

samanta disse...

A paz!
Gostei muito do seu blog, da maneira como coloca suas ideias com verdade e criatividade, na realidade estamos em uma época em que as pessoas pararam de acreditar em Deus em Jesus e seu poder, trocaram a adoração pela idolatria dentro das igrejas, com essas coisinhas terriveis que são vendidas e acabam comprando a "alma das pessoas" fazendo com que seje desviado o verdadeira objetivo de ser Cristão que é amar a Deus sobre todas as coisas e ao proximo como a si mesmo,..buscai a Deus em primeiro lugar e as demais coisas voz seram acrescentadas..Amém!
Deus abençõe vc e te de sempre entendimento pra alertar os "desavisados" com seu blog.