Seja bem-vindo

A proposta é descrever o que penso, sem o compromisso de fazer pensar como eu penso. É também um questionar de algumas situações que me cercam, me alegram, me incomodam, enfim, me descontroem e me constroem a cada dia. Pensar sem medo de fazer um auto-flagelo de idéias que devem ser maltratadas a ponto de serem expurgadas, se preciso for. Pensar e repensar no que creio e no que deixo de crer.

Se eu conseguir pensar sobre o que penso e de alguma forma multiplicar o que penso, seja para que outros pensem parecido, ou para que outros pensem exatamente o contrário do que penso, me fazendo repensar, ficarei satisfeito.

(no começo, eram reflexões sobre as aulas de Teologia no Centro Universitário Bennet)

20.9.04

Antigo Testamento - Surgimento do Pentateuco segundo Julios Wellhausen

Na introdução ao Antigo testamento, começamos a trabalhar a teoria que diz que o Pentateuco não teria sido escrito somente por Moisés. Isto pode ser averiguado pelo fato de existirem algumas tensões em alguns textos. Podemos citar como exemplo duas descrições do dilúvio, onde em uma há uma solicitação para se colocar 7 casais de animais puros e 1 casal de animal impuro e em outra há somente a narrativa da entrada de 1 casal de cada animal, independente do conceito de pureza. Há ainda outros textos, inclusive na lei que reforçam esta idéia.
Estudamos sobre a teoria de Julius Wellhausen, que aponta para o fato de que o Pentateuco teria recebido 4 fontes distintas na sua elaboração, a saber, a fonte Javista (J), construída por volta do ano 950 a.C no reino do sul, a fonte Eloísta(E), construída por volta de 800 a.C. e inserida à fonte Javista por volta do ano 722 a.C. (JE), a fonte Deuteronomista(D), construída por volta do ano 662 a.C e inserida às fontes Javista e Eloísta, por volta do ano 586 a.C (JED) e a narração Sacerdotal, construída por volta do ano 550 a.C. e inserida às fontes Javista, Eloísta e Deuteronomista, por volta do ano 400 a.C. (JEDP), formando, finalmente, o que nós conhecemos hoje como Pentateuco.
No próximo texto, falarei sobre a forma como Erich Zenger trabalha a formação do Pentateuco.

Nenhum comentário: