Seja bem-vindo

A proposta é descrever o que penso, sem o compromisso de fazer pensar como eu penso. É também um questionar de algumas situações que me cercam, me alegram, me incomodam, enfim, me descontroem e me constroem a cada dia. Pensar sem medo de fazer um auto-flagelo de idéias que devem ser maltratadas a ponto de serem expurgadas, se preciso for. Pensar e repensar no que creio e no que deixo de crer.

Se eu conseguir pensar sobre o que penso e de alguma forma multiplicar o que penso, seja para que outros pensem parecido, ou para que outros pensem exatamente o contrário do que penso, me fazendo repensar, ficarei satisfeito.

(no começo, eram reflexões sobre as aulas de Teologia no Centro Universitário Bennet)

21.11.08

Convite para viajar do nada para lugar nenhum.

Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. (Genesis 12.1 parte)

A vida de Abraão é surpreendente. Ele foi chamado para dar um tiro no escuro, com uma arma que sequer sabia usar. Não tinha a menor garantia de que seu tiro acertaria o alvo.


"Sai da tua terra... para a terra que te mostrarei". Era o convite para viajar do nada para lugar nenhum. O que impressiona nesta história toda é que Abrão (antes de ser Abraão), não era um homem qualquer. Era rico e influente. Tinha vários escravos a sua disposição. Ele poderia ter dito pra Deus "mandarei meu escravo pra ver a terra, depois eu vou".

Abrão sequer conhecia quem era aquele Deus.
Em Ur dos Caldeus ele tinha vários deuses conhecidos, mas ao contrário de todas as expectativas humanas ele simplesmente ouve e obedece. Paga o preço pela obediência. Vê seu pai morrendo no caminho e o enterra numa terra que não era dele. Para aquela cultura isso era terrível. A cada passo de Abraão, Deus o tirava do nada para o conhecimento da sua glória. E Abraão ia sempre e sempre além do que conhecia, além do que via, além do que podia e sentia.

Um dia, ele perde a perspectiva da vitória e questiona com Deus. Como pode Deus, um homem já velho com uma mulher que não tem mais condições de engravidar, gerar filhos?

Hoje a ciência faz com que mulheres que tem dificuldades de ter filhos, tenham filhos. Mas com Abraão era diferente. Pois para Sara, diz a bíblia, não havia mais o "incômodo" das mulheres”.
Deus promete fazer tudo do nada. Promete fazer nação de ninguém. Promete abençoar toda a terra, sem sequer haver esperança para que essa benção aconteça.

Deus percebe que a visão de Abrão não estava indo além de seu próprio mundo, de suas próprias dificuldades.

Deus faz um convite: "sai da tua tenda, olha para o céu, conte as estrelas, se é que as pode contar". Dentro da tenda, não há visão do céu. Dentro da tenda, não há luz das estrelas. Dentro da tenda, não se pode ver sequer a estrela da manhã.

Abraão, o que não podia, agora pode ver além e percebe que, ou Deus é muito louco ou Deus o ama muito. Mas Deus quer um pouco mais. Depois de dar-lhe o filho da promessa ele exige de volta o que deu. E Ele pode, pois Ele É o que É.


A reação de Abraão é impressionante outra vez. Ele poderia ter dito para levar Ismael. Resolveriam-se dois problemas. Oferecia-se carne para o holocausto e acabaria com um erro do passado.


Mas, ele sai de madrugada. Você já parou para pensar que só levantamos de madrugada quando há algo muito importante ou de extrema urgência? Ninguém decide acordar de madrugada, só por acordar. Para Abraão, perder o seu único filho, a quem ele amava, para Deus, era algo muito importante.


Ele levanta, se prepara, prepara Isaque, chama os servos, vai para o lugar do holocausto. Pertinho, ele pede aos servos para esperarem e diz "fiquem aqui, e nós dois vamos lá oferecer holocausto ao senhor" depois de oferecer, voltaremos.


Ele estava indo oferecer seu filho, matar seu filho, mas ele diz com toda certeza VOLTAREMOS.

Certeza é a palavra de que quando tudo parece que vai mal aquele que é o que é nos surpreende preparando o holocausto. Isaque percebe o óbvio. Havia lenha, altar, fogo, mas não havia carne para o holocausto.

Holocausto sem carne, não serve pra nada. Isaque sabia disso. Já devia ter visto seu pai fazendo isso outras vezes. Holocausto exige carne. Carne para ser mortificada, queimada, destruída. Abrão poderia ter dito: a carne a ser sacrificada é a sua, mas ele diz "Deus proverá".


O que Deus me diz, basicamente é isso: altar sem carne, não serve pra nada. Às vezes nós não queremos ser a carne do altar, mas nós somos carne que precisa ser mortificada e então quando nos despojarmos de tudo, entregarmos nosso Isaque nas mãos de Deus Ele faz surgir do nada, no meio do nada, carne para o Holocausto e aí a adoração é completa.


Aquele Deus que fez Abraão viajar do nada para lugar nenhum, que fez Abraão ver além da sua tenda, que fez Abraão ser capaz de dar o que ele mais amava e que fez surgir do nada a provisão do holocausto, é o mesmo Deus que nos faz viajar do nada que vivemos agora, para um lugar que não sabemos. É o mesmo Deus que expande a nossa visão para além da nossa incredulidade e nos faz ver que a benção é maior quando cremos que Deus a promete e dá.

8.3.08

Tudo está ao contrário

"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual näo é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema". Gálatas 1:6-8

Pra começo de conversa.

O que se passa no momento atual do evangelicalismo brasileiro é algo tão absurdo que a leitura que faço desse momento é algo parecido com o texto abaixo. Em dado momento sei que você não terá a menor paciência para ler o texto, assim como eu já estou ficando impaciente diante de tanta aberração supostamente evangélica. Mas tenha paciência e leia pelo menos a minha conclusão.

Doente igreja uma criar se para passos dez.

10. Estabelecido está já mentes das véu o, altura esta a, porque até, templo do véu o de volta colocar não que por, aliança antiga da elementos introduzidos serão já que aproveitando e, Deus à chegar pra você de depende povo o que de idéia a reforçando, finalizar para.

9. Graça de ser pode não assim importante tão coisa uma, espiritual cobertura essa por cobrar e oprimir de esqueça se não e espiritual cobertura sua a sem resistirão não eles que povo ao Diga. Deles sacerdote sumo como imponha-se. Deus e eles entre ligação a é você que povo ao convença você que primordial é.

8. Canção uma cantar e tocar pra frente na lá vai que grupo aquele somente conhecido seja levita por que mesmo, existe ainda, aliança antiga na como tal, levita do serviço o que de povo o convencer de esqueça se não.

7. Coisas dessas gosta povo o, assim seja não teologicamente que mesmo. Deus de povo o para atuais realidades são promessas essas que garanta e Israel a feitas prosperidade e propriedade, posse de promessas das povo ao fale.

6. Estudo e pregação de cds e livros seus vender e (?Lembra, sacrifício) oferta mais recolher para momento ótimo um e povo do social convívio manter para importantes são elas. Aliança antiga da festas as todas cumprir de necessidade a povo do mente na cultive.

5. Povo do bens os com principalmente e povo próprio o com feito é ele e existe sacrifício o que enfatizar de deixe não mas. Culto do hora na animais de matança uma bem muito ficaria não pois, sacrifício o para altar um colocar precisa não.

4. Menorah do esqueça se não e mãos das lavagem a para água com bacia uma também coloque. Proposição da pães os com mesa a também ornamentar de deixe não.

3. Coisas essas adora povo o mas, recomenda bíblia a que do diferente é. Abençoado ser para arca na tocar que tem povo todo e volta em dançam “Mírians” algumas enquanto, arca a carregando igreja pela entrar para homens alguns coloque. Pompa com isso faça mas. Aliança da arca uma igreja na introduzir para aproveite.

2. Perfeito judeu o ou Deus de Israel o é você, contas afinal, igreja sua na ou, casa sua na Israel de bandeira uma coloque, país outro em more você que mesmo.

1. Shofar do som ao resiste não ele, ovelhas de criador era que povo um chamou Deus como. Shofar o toque, Deus de presença a chamar quiser você quando.

Conclusão

Assim como incomoda ler um texto ao contrário, confuso, assim me sinto ao fazer a leitura do momento atual dos evangélicos. É, em sua essência, o que a bíblia chama de “outro evangelho” e que deve ser anátema. É, sobretudo, uma grande confusão sem sentido, onde o que não deveria existir existe como força de algo que é bom sem ser.

Minha esperança é que está sendo formado um povo que entenderá todas as coisas, não da forma como nós entendemos, mas com a mente e o conhecimento do Eterno.

OBS: Se você veio direto para a conclusão, volte e leia o texto de baixo para cima.